segunda-feira, 30 de março de 2015
1964: O golpe - DEBATE
É de grande elucidação este vídeo de entrevista entre dois civis e um militar.
Eu não tinha nem um ano de idade em março de 1964, então vou buscar na história compreender o que aconteceu. Penso que a maior contribuição deste vídeo é que ele elucida, enfim, pelo menos a mim, na minha interpretação, se o golpe de 1964 foi um contra-golpe do perigo comunista.
É claro que isto foi inventado pelos interessados em interromper o governo de João Goulart, o qual estava por implantar importantes reformas, as reformas de base, e o próprio governo dele seguia não aliado aos EUA, isto preocupava muito os americanos.
Foi dito pelo militar entrevistado que hoje todos os militares brasileiros são pró-américa.
A contribuição do militar nesta entrevista está em sua última fala. É necessário uma reforma no pensar dos militares brasileiros, para que eles sejam pró-Brasil, e não pró a esta ou aquela nação.
Waldir Pires e Almino Afonso são uníssonos quanto a certeza de que não havia intenção nenhuma de João Goulart construir um golpe contra seu próprio governo para transformar o Brasil em um Estado de Sindicatos e Comunista.
Mas toda a imprensa, com exceção do Jornal Última Hora, influiu na opinião pública dizendo do perigo comunista. Criou-se, assim, o ambiente que os EUA tanto queriam para frear esta diplomacia de independência, este regime de reformas sociais, que poderia de uma forma ou de outra fazer o Brasil se aproximar de regimes comunistas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Balthazar F.A. Mais histórias.
"Todos somos irmãos, então não podemos aceitar que alguém esteja sendo privado do básico. Sabemos que nada é por acaso, nós sabemos di...
-
Escrito por Fábio André Balthazar Vovó, Lívia Val Silva André Vovô, Es...
-
Médico e Doutor em Reumatologia Dr. Plínio Augusto Balthazar QUERIDOS FAMILIARES Por volta de 1970 entrevistei nossa quer...
-
A IDEOLOGIA DO TRABALHISMO DEPOIS DE 1964 E A PETROBRÁS (Fábio André Balthazar) Praticamente deixou de existir como representação...
Nenhum comentário:
Postar um comentário